quarta-feira, maio 17, 2006

O alvorecer de um novo dia



O alvorecer de um novo dia

Paulo de Almeida Ourives

É madrugada ainda, já não tenho sono, levanto-me e abro a janela, aqui do 15º andar, vejo uma boa parte da cidade e principalmente o horizonte, mais algum tempo e o céu irá ficará laranja com os primeiros raios de sol a nos mostrar que o dia será claro e de um calor escaldante.
Mesmo com estes raios a despontar no horizonte ainda vejo as estrelas no céu, no seu lado escuro entre a divisa do dia e da noite. Neste momento fico imaginando o que está acontecendo do outro lado do mundo. Em um país bem distante, já olhando para o seu horizonte e vendo o sol se pôr, e os últimos raios do sol a se perderem na escuridão da noite que adentra.
Lá embaixo vejo algumas pessoas caminhando, talvez voltando para suas casas depois de uma noite de trabalho ou, quem sabe de farra. O céu vai clareando e com ele vai aparecendo mais pessoas nas ruas, são os jornaleiros que acordam cedo para buscar os jornais e as notícias sobre o que aconteceu no dia de ontem. Atos políticos, visitas ilustres na cidade, abertura de programas de incentivo aos empresários, prisões de bandidos, assaltos, mortes, resumos econômicos da inflação, alta do dólar, é um atleta de um clube que se machuca e passa a ser um desfalque sério para a próxima partida, enfim, todos os dias, as mesmas notícias nos mesmos jornais, não há nada diferente, nem mesmo nas ruas, agora pela manhã escuto a sirene dos bombeiros em mais uma saída rotineira atrás de um algum acidente de carro em algum lugar na estrada ou em alguma rua da cidade. Vejo também um carro da PM voltando para o quartel depois de uma longa noite de ronda policial.
Assim é o início de todos os dias em Campos, e que não é nada diferente de outras cidades por este Brasil afora.
Já vejo pessoas em suas caminhadas matinais, tentando exercitar o corpo, retirar aquelas gordurinhas que o tempo e aquela fugidinha do regime incorporaram a estética corporal. E agora é preciso malhar bastante para tirar esse excesso de gordura e de peso antes que o médico volte a dar mais uma bronca.
Cada coisa que vejo de minha janela neste amanhecer de mais um dia, vou logo imaginando o que há por detrás de tantos fatos que acontecem ao mesmo tempo sem que tenhamos a menor idéia do que há por trás de tudo isso, e principalmente, da vida das pessoas, fico conjeturando tudo isso, e não me arrependo de nada do que faço, afinal de contas todas essas conjecturas estão dentro da realidade de cada um.
Agora o céu já está mais claro, ouço os pássaros cantando bem próximo daqui, acordando para mais um vôo matinal, numa algazarra esfuziante, a não há nada mais gostoso do que acordar bem cedo ouvindo o canto dos pássaros, ou quem sabe de um galo ao longe, a nos acordar para mais um dia de trabalho.
Daqui a pouco é hora de me lavar e me preparar para um dia de trabalho, mas como sempre, vou me recolhendo para os meus afazeres, sabendo que amanhã, terei mais um capítulo reprisado dessa mesma novela, a menos que o dia amanheça chovendo. Pois nesse caso o capítulo dessa novela será bem diferente.

Nenhum comentário: